
As pessoas reclamam da escolha das bandas de um show, do preço que muitas vezes não é nada abusivo, do preço do CD que eles não fazem a mínima idéia de quanto foi gasto pela banda e pelo selo pra colocá-lo em circulação. Podemos contar nos dedos as pessoas que realmente fazem acontecer o hardcore/punk em São Paulo. Como eu vivo a cena de São paulo vou usar o que eu vejo no dia a dia como referência pra esse texto.
Há poucos dias, antes de começar esse texto, eu compareci a 4ª edição do POSITIVE ABC HARDCORE FEST, que é um evento organizado pela ABC FAMILY CREW. Show gratuito, de fácil acesso, espaço animal, aparelhagem boa, bandas boas, comida vegan e mupy por 1 real. Reparei em uma coisa que me intrigava: a maioria das pessoas presentes eram as mesmas pessoas de sempre. E quando digo que eram as mesmas não imagine nenhum número absurdo, eram poucas. Isso não tornou o show um lixo e que, por incrível que pareça, foi um show bem divertido.
Depois de observar esses detalhes você pode se deparar com uma quantidade consideravelmente grande de pessoas reclamando que os shows não estão rolando, que não tem banda boa tocando, que isso e aquilo. Percebo que quando alguém posta informações sobre um show as pessoas focam em criticar as bandas do evento que elas não gostam ao invés de apoiar uma iniciativa boa e que não visa nada ganancioso.
Alguns que lêem esse texto podem achar ridícula uma comparação dessas, mas no último mês de agosto eu fui ao show do H2O, que custou em torno dos seus R$ 60,00, foi um show que dispensa comentários. Lotado, aparelhagem foda e todos ficaram satisfeitos. Muitas das pessoas que estavam lá presentes quase nunca comparecem aos shows, e nelas estavam incluídas aquelas pessoas reclamonas que citei acima. Pessoas que nunca fizeram nada pelo DIY e acham que tem culhão pra meter o pau no evento dos outros.
Hoje em dia, como poucos sabem, não é nada fácil manter um evento com várias edições com qualidade, não é fácil montar uma banda, gravar uma demo, ensaiar e o caralho a quatro, escrever um zine, etc. São coisas no qual você investe um capital sabendo que não haverá um retorno. É realmente decepcionante você dar o sangue pra obter resultados positivos em algo que você faz por prazer pra ver muita gente desmerecendo tudo.
Nessas horas o que não falta é desânimo, vontade de desistir de tudo e tocar o foda-se. Mas, por incrível que pareça, a gente insiste nisso. Enquanto muita gente reclama, paga 300 reais num vans/nike/sejalaoquefor e desmerece o esforço dos outros, muitos que acreditam no que eu acredito, ainda tenta fazer algo pelo DIY, ainda é emocionado com o hardcore e ainda se importa em levar tudo isso pra frente. De verdade, se isso for uma fase, quero que seja uma fase que não passa!
-----------------------------------------------------------------------------------------------
BETTER THAN A THOUSAND - I Can Make a Difference
Cada pensamento se torna uma ação, todas as formas de hábitos de ação
Hábitos criam o nosso futuro e nossas vidas se transformaram
Cada momento é tão precioso que nós gastamos nosso tempo, como o ouro
Se você mudar o momento você vai ver seu sonho se desdobrar
Eu posso fazer a diferença neste mundo
Apenas um dominó é empurrado, ele faz uma queda de mil
A pequena semente potencialmente pode crescer
A maldição vai quebrar eventualmente com uma rachadura na parede
Então, as pessoas olham dentro de si mesmas e podem ouvir o seu coração chamar