quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Entrevista: Tiempos de Honor

O Tiempos de Honor é uma banda Straight Edge do Chile que no momento está fazendo uma turnê no Brasil. Com uma sonoridade que não nega nenhum pouco a influência das bandas de Hardcore dos anos 90 como Earth Crisis, Snapcase, Culture e Morning Again, o Tiempos de Honor conta com apresentações incríveis no qual não podemos deixar de conferir. Fiz uma entrevista com os caras e vocês podem conferir abaixo:

1 - Primeiramente falem de como a banda surgiu e qual foi a proposta inicial.

Desde o começo a banda sempre teve o mesmo propósito. Desde que formamos a banda buscamos expressar em nossas letras, em nossos manifestos, a realidade que acontece em nossa sociedade. A luta contra o capitalismo é o principal motivo para formar essa banda. Sentimos que a realidade em que vivemos não pode seguir corrompendo a vida do ser humano. Nesse sentido a banda começou a tomar um rumo. Vários de nós que estamos na banda desde o começo temos idéias políticas e somos envolvidos em organizações distintas. Então, para nós, por sermos imersos na comunidade hardcore/punk significava também poder expressar essas idéias através da música. O anti-capitalismo, os movimentos anti-globalização, a lutra contra o imperialismo do primeiro mundo, são temáticas que para nós sempre foram importantes e por esse mesmo motivo formamos a banda para uma mudança estática no hardcore punk e no straight edge. Sentíamos que nós não podíamos simplesmente nos mantermos imóveis apenas pensando que o hardcore punk é só um meio para se comprar camisetas, discos e ir cantar num show de sábado. Necessitamos transmitir que a vida é mais que isso, mais que uma camiseta e um show. Repassar idéias, repassar informações para desafiar o estabelecido, promover um sentimento de rejeição desta sociedade e suas formas de escravatura.

2 - A banda tem envolvimento com algum movimento político ou algo parecido?
Como dizemos na pergunta anterior, sempre nos identificamos com a luta contra o capitalismo, nos identificamos com os movimentos sociais de esquerda, principalmente o Marxismo, mas não deixamos de lado outras idéias políticas que trabalham em uma luta contra o capitalismo. Não queremos cair nas divisões, mas sim unir forças daqueles que se opõem aos valores da sociedade.

3 - O que o Straight Edge significa pra vocês?
Para nós o Straight Edge significa a forma de perceber uma vida, a maneira como nos desenvolvemos e como atuamos com aqueles a nossa volta. É a forma de estar alerta em um mundo que joga contra nós através de várias formas de controle que o capitalismo usa. Seja pelo meio das drogas, , os meios de comunicação, as formas de exploração, a educação do mercado, a religião, etc. Ou seja, é um complemento com nossas idéias revolucionárias que tem um significado primordial em nossas vidas. Para nós o straight edge sempre foi político, porque são nossas idéias levadas a prática e que se misturam, que nos servem para repensar a realidade e para questionar o entorno no qual vivemos. Mas tampouco queremos cair no sectarismo por ver as coisas de outra perspectiva, mas é uma alternativa que nós decidimos tomar mas não queremos impor a ninguém.

4 - O que influencia vocês na hora de compor?
Musicalmente falando poderia citar muitas bandas, incluindo vários tipos diferentes de música. Passando por sons bem diferentes um do outro, do metal a música popular. Mas para nós as principais influências são políticas, que poderia citar os importantes revolucionários de esquerda do século XIX/XX que dão sentido às nossas letras

5 - Qual é a sensação de estar fazendo a primeira tour pelas terras brasileiras?
Já tem um ano que tentávamos fazer essa viagem e tivemos muitas expectativas sobre ela. Depois de nos organizarmos com as pessoas da Argentina , do Chile e com Franco 78Life aqui no Brasil, pudemos concretizar essa viagem. Adoramos a idéia de compartilhar com pessoas de outros países sobre todas as situações que compartilhamos com outras pessoas anteriormente. Esperamos que o pessoal goste de nossa música e principalmente da mensagem, porque esse foi o motivo de fazermos essa viagem: Difundir nossas idéias e a mensagem que a banda carrega.

6 - banda tem alguma referência de hardcore do Brasil que possa ser citada?
Sim. Conhecemos várias bandas brasileiras, incluindo o Point of No Return que é uma das influências da banda e é uma das quais crescemos escutando. Também conhecemos o Confronto, há um tempo atrás saiu um Split nosso com o Live By the Fist de Santos e tocamos com o Still X Strong no Chile.
No começo da banda também tocamos com o Children of Gaia. Houve um bom tempo que no Chile se escutavam muitas bandas brasileiras, já que nos agradam muito musicalmente.

--------------------------------------

O Tiempos de Honor permanecerá esse fim de semana no Brasil e você pode comparecer ao shows seguindo as datas abaixo:

Myspace
Fotolog Seven Eight Life

Um comentário: