quarta-feira, 21 de julho de 2010

O Conteúdo Importa?


Voltando um pouco no tempo, (e olha que é pouco tempo mesmo) podemos nos lembrar de uma cena hardcore onde compareciam aos shows garotos e garotas com X na mão, se divertindo no pogo/moshpit/sejaláoquefor, do começo até o fim do show. Na sua maioria eram vegan/vegetarianos. Não existia panela, briga, intriga, discussão de internet nessa proporção que existe hoje. Não! Definitivamente não quero dizer aquela típica frase: “No meu tempo era melhor!”. Creio que meu tempo é hoje, é o que eu participo hoje em dia, é o que eu vivo hoje em dia. Isso é uma simples comparação, ou desabafo mesmo, pra poder mostrar que todos podem melhorar em muitos aspectos.
Hoje em dia no hardcore é muito comum a simples falta de dedicação em alguns pontos. Creio que todos nós vivemos ao redor da música, mas será que a mensagem realmente importa? É triste, mas hoje em dia podemos nos deparar com uma cena onde grande parte das pessoas pouco se importam com alguma causa política, não consideram o vegetarianismo, se focam em comprar os melhores tênis, ter as tatuagens mais fodas, pegar as (os) melhores meninas (os). Será que isso é hardcore, ou seria a vida de um cidadão comum que gosta de música pesada?
Quando tive o primeiro contato com o hardcore o que mais me chamou atenção foi a indignação com o sistema em que somos obrigados a viver, a vontade de mudar o mundo lá fora. O que será que se passa na cabeça das pessoas que não sentiram o que eu senti? Qual é o sentimento, o conteúdo que o hardcore passa pra eles? No momento isso é uma pergunta que não faço a mínima idéia de como responder.
Hardcore está longe de ser só música pesada, visual, tatuagens e dança violenta. Não é, nunca foi e nunca vai ser isso. Acredito que é algo normal você querer se vestir como as pessoas que admira, mas ai tem muito mais conteúdo pra ser aproveitado.
O hardcore tem sofrido uma inversão dos valores que nele existem. Se existe alguém que pode impedir que isso aconteça e que tudo o que foi feito seja perdido SOMOS NÓS. Esse é um estilo de vida contestador, que vive nadando contra a corrente. Não deixe que isso se transforme num meio frustrante, onde nada é importante, não há compromisso e a música gira ao redor do nada. Somos eu, você e todos que lêem esse zine, que vão aos shows que fazemos essa cena. Bote a cabeça pra funcionar.

-------------------------------------

NO VIOLENCE - Todas as Frentes
“O PUNK HARDCORE ME INSPIROU
ME ENSINOU A SER O QUE EU SOU
MAS É NO MÍNIMO ILUSÃO
ACHAR QUE ELE TRARÁ A REVOLUÇÃO

EM TODAS AS FRENTES TEMOS QUE LUTAR
HÁ UM NOVO DIA POR VIR
TRANSCENDER NOSSOS LIMITES
TOCAR COM IDÉIA QUEM QUISER OUVIR

ISSO NÃO QUER DIZER
ABANDONAR O QUE SE FEZ
MAS ACREDITAR QUE AQUI SE TEM
APENAS UMA DAS VÁRIAS FORMAS DE LUTA.”

2 comentários:

  1. Acho essencial o fatoo de dividirmos ideias e anseios.Muitas vezes compartilhamos o mesmo sentimento e em alguns casos guardamos pra nós por acharmos que somos os únicos a estar passando por isso.Vejo muita coisa ao meu redor que me faz refletir na inversão de valores ou falta de,na contra cultura e no comodismo que se estabelece naqueles que não sabem pra onde ir.Vejo muita mulecada hoje que olha torto pra mim quando eu digo que nunca ffumei,que nunca bebi e que nunca precisei disso pra fazer amizades,pra curtir um show e praficar bem comigo mesmo.Hoje em dia o que tá na "moda" é isso.Ir pra um show,esconder dos pais que se fuma,desrespeitar os outros e viver numa fase.Isto é algo que eu vi uma vez na legenda de uma foto que tava você e o Xaveiro se pá.Tava escrito "No passing phase".E é nisso que eu acredito.Pros outros pode parecer que tudo isso que eu falo e acredito é só um momento da minha vida.Mas dentro de nós não.Eu sei,você sabe que no fundo a gente sabe que trava uma batalha todo dia por carregar esta bandeira.Não devemos ter medo de nos expor.Muitas vezes me questiono se estou fazendo algo mesmo por aquilo que eu sou.Se eu poderia fazer mais.Muitas vezes já fui taxado de "emocionado",pois sempre quis colar nos shows com um xis na mão e cantar as musicas que eu me identificava.Acredito que o "simples" fato de comentar aqui,já é um pequeno passo pra que outras pessoas possam conhecer um outro lado da moeda.Valeu pela iniciativa.Tamo junto mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Quando vejo iniciativas como essa, com textos como o que vc escreveu, eu penso: "Sim, ainda existem pessoas que acreditam e vivem aquilo que acreditam."
    Hipocrisia tem de monte...o hardcore, o straight-edge, o veganismo não estão livres disso.
    "Quem é de verdade sabe quem é de mentira".
    Vamô que vamô que não dá pra parar!
    ;)

    ResponderExcluir